Projeto Corpo como cruzamento de intensidades (2013)
O projeto "Corpo como cruzamento de intensidades - Residência no Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura" em parceria com o Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura e através da Bolsa Interações Estéticas - Residências artísticas em pontos de cultura 2012 realizou, na cidade de São Paulo, diversas atividades com o foco na relação entre a criação cênica pelo movimento e a discussão proposta pelas técnicas de Educação Somática (com ênfase na Técnica Alexander) observando seu potencial no treinamento técnico, na construção da expressividade e nos processos de criação e ensino. No projeto foram realizadas as atividades Laboratório de Criação, Espaço Aberto e uma Improvisação aberta ao público que tiveram em comum o desejo de abrir um espaço para pensar técnica, teoria e representação como momentos igualmente importantes do processo artístico, sem gerar dicotomias.
O Laboratório de Criação pretendeu ser um espaço para discutir, criar e desenvolver seus próprios trabalhos a partir da ideia da criação cênica pelo movimento. O foco da oficina foi a improvisação em relação às técnicas somáticas (com foco na Técnica Alexander).
O Espaço Aberto promoveu a discussão, a relação e a experimentação entre diferentes horizontes criativos, pretendendo estimular a prática e o pensamento de acordo com o material artístico e imagético que cada participante acrescentou ao grupo. Neste encontro teórico-prático foram trabalhados exercícios/experiências propostos pelo coordenador do projeto e outras referências que os participantes acrescentarem a investigação. Uma das práticas propostas no encontro foi "falar-fazer" pesquisado em parceria com as bailarinas Alexandra Dias e Tatiana da Rosa no projeto Instruções]desdobramento de 2007 e que busca, entre outras coisas, referências no conceito de “lecture performance” reinventado por artistas como Xavier Le Roy, Rabih Mroué, Tim Etchelis entre outros.
As atividades aconteceram durante 5 meses de forma gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo/SP)
Bolsa Interações estéticas - FUNARTE 2012
Concepção e coordenação: Michel Capeletti
Design gráfico: Adauany Zimovski
Vídeo: Tânia Campos
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |