• Facebook Clean
  • Instagram Clean

Técnica Alexander

Professor certificado pela The Society of Teachers of the Alexander Technique de Londres

contato para aulas individuais e grupais por tecnicaalexandermichel@gmail.com

O que é a Técnica Alexander?
A Técnica Alexander é um método de reeducação psicofísica que permite observar hábitos e interferências que com o tempo vamos automatizando e, gradualmente, aprender a desfazê-los e preveni-los. É uma prática que propicia um melhor funcionamento dos reflexos naturais do organismo criando condições para responder aos estímulos cotidianos com mais liberdade de escolha. É Indicado a qualquer pessoa que busque um método prático para conhecer-se, mudar hábitos, desenvolver-se profissionalmente e ter mais liberdade de escolha em sua vida cotidiana.
A expansão de nossa estrutura e a prevenção de maus hábitos é necessária durante o movimento e não somente durante uma situação de quietude. Através da técnica aprendemos a observar nossa postura como um lugar de equilibro dinâmico, compreendendo nosso uso durante o movimento e não antes ou depois do mesmo já ter sido realizado. É durante a ação que podemos escolher uma melhor direção, encontrando lugares de descanso em atividade.
A Técnica Alexander nos dispõe a estar presentes em todas nossas ações cotidianas multiplicando assim a possibilidade de aprender com nossos hábitos e, de maneira gradual e tranquila, encontrar novos caminhos para o nosso movimento.

 

Como é uma aula individual
Trabalhamos com procedimentos pensados para que o aluno possa, a través de movimentos cotidianos como estar de pé, sentado ou deitado, caminhar ou falar (o aluno também pode propor que atividade tem o desejo de pesquisar), reconhecer a possibilidade de suavizar um esforço muscular desnecessário ativando outra musculatura, mais profunda e de suporte. O professor da Técnica Alexander através do contato e indicações verbais acompanha o aluno nesta observação.


Como é uma aula grupal
Através de jogos grupais são trabalhados conceitos provenientes desta abordagem, propiciando um maior nível de observação sobre sua atividade profissional. Em uma oficina de Técnica Alexander é possível observar a si e aos outros, encontrando novas respostas e ideias para questões pessoais. Indicado a músicos, bailarinos, atores e performers pelo nível de exigência no treinamento e execução de suas atividades.


Benefícios
Um dos conceitos fundamentais da Técnica é a prevenção, oferecendo ferramentas para o trabalho sobre si. Partindo desta ideia o trabalho é indicado para ampliar o nível de consciência, eliminar dores, reorganizar a estrutura, liberar articulações, alterar conceitos fixos sobre postura, prevenir lesões, melhorar a coordenação entre outros.


Quem procura uma aula de Técnica Alexander?
Pessoas com dores, rigidez, dificuldade de movimento e disfunções em seus momentos de descanso.
Pessoas que desejam desenvolver habilidades artísticas ou esportivas, observando como reagir frente às tensões e exigências geradas por estas atividades.
Pessoas que encontram na Técnica Alexander um método prático para conhecer-se profundamente, mudar hábitos e desenvolver-se profissional e humanamente.